Convenção da Iniciativa Liberal vai realizar-se em Loures
A Convenção Nacional da Iniciativa Liberal, na qual Rui Rocha procurará reeleger-se para um segundo mandato à frente da Comissão Executiva, enfrentando a concorrência de Rui Malheiro, que lidera o movimento Unidos pelo Liberalismo, vai realizar-se no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, nos dias 1 e 2 de fevereiro.
A escolha da localização foi divulgada aos membros da Iniciativa Liberal, que até agora apenas comunicara que a Convenção Nacional teria lugar na Área Metropolitana de Lisboa. Há dois anos, aquando da sucessão de João Cotrim de Figueiredo, o partido optou pelo Centro de Congressos de Lisboa (antiga Feira Internacional de Lisboa), onde o deputado Rui Rocha venceu a colega de grupo parlamentar Carla Castro, e o conselheiro nacional José Cardoso. Nos meses seguintes, ambos se desfiliaram do partido, tal como os antigos membros da Comissão Executiva Paulo Carmona, Vicente Ferreira da Silva, Catarina Maia e Rafael Corte Real.
Além da disputa pela presidência da Comissão Executiva, a Convenção Nacional que se realiza no Pavilhão Paz e Liberdade deverá ficar marcada pela votação para o Conselho Nacional. Sobretudo devido à entrada em cena da Lista F, encabeçada pelo até agora vice-presidente do partido, Bernardo Blanco, que tem consigo o também antigo vice-presidente António Costa Amaral.
Pela Lista X avança o atual vice-presidente da Mesa do Conselho Nacional, Pedro Ferreira, juntamente com nomes como Marta Von Fridden e João Caetano Dias, enquanto André Serpa Soares encabeça a Lista T, que nas últimas eleições foi a segunda mais votada. Outras listas que se apresentarão a votos são a A, liderada por Francisco Cudell, a D, com Paulo Ricardo Lopes, e a M, conotada com o presidente argentino Javier Milei, com Jorge Pires.