Augusto Santos Silva fora do Parlamento. "É uma derrota política e pessoal"
O atual presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, cabeça de lista do PS pelo círculo de Fora da Europa, não é eleito deputado para a legislatura decorrente das eleições de 10 de março.
O próprio admitiu a derrota na noite desta quarta-feira, em entrevista à SIC Notícias, dizendo tratar-se do resultado do "jogo democrático".
"É uma derrota política e pessoal", afirmou o ainda presidente da Assembleia da República.
Apesar de o resultado final de Fora da Europa, e do círculo da Europa, ainda não serem oficiais, o que acontecerá na noite desta quarta-feira, os dois eleitos pelo círculo de Fora da Europa serão o social-democrata José Cesário, com a Aliança Democrática enquanto força mais votada entre os emigrantes que residem na América, África, Ásia e Oceania, e Manuel Magno, que se torna o 49.º deputado do Chega.
A meio da tarde desta quarta-feira, pouco antes de terminar o prazo para a admissibilidade de mais votos, a vantagem do Chega sobre o PS no círculo de Fora da Europa cifrava-se em 1100 votos, com tendência a alargar-se o fosso entre a segunda e a terceira forças mais votadas. Faltava apurar 13 mil votos, dos quais cerca de 11 mil provenientes do Brasil, onde o partido de André Ventura aumentou muito o seu apoio.
No que toca ao círculo da Europa, os eleitos deverão ser José Dias Fernandes, do Chega, e o socialista Paulo Pisco, que mantém o seu mandato da Assembleia da República. O Chega terá neste momento cinco mil votos de vantagem em relação ao PS e a Aliança Democrática ficará em terceiro lugar, sem hipóteses de retomar o mandato que já não teve na legislatura interrompida pelas eleições antecipadas. A segunda representantes dos emigrantes na Europa era a também socialista Nathalie de Oliveira.
Cumprindo-se estas indicações, a AD terá 80 deputados (78 do PSD e dois do CDS-PP), o PS ficará com 78 e o Chega subirá aos 50. Atrás vêm a Iniciativa Liberal, que mantém oito, o Bloco de Esquerda, que continua a ter cinco, o PCP desce para quatro, o Livre sobe para quatro e o PAN mantém como deputada única Inês de Sousa Real.
Ainda sem os resultados totais oficiais das legislativas de 10 de março, Marcelo Rebelo de Sousa receberá o presidente do PSD e líder da AD, Luís Montenegro, no Palácio de Belém, às 17h00. O social-democrata deverá ser indigitado ainda hoje pelo Presidente da República para formar Governo.