Assunção Cristas junta-se à campanha da AD
A ex-presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, vai ser uma das oradoras do jantar-comício que a Aliança Democrática (AD) vai fazer nesta quinta-feira em Ourém. Além da centrista, irão discursar o cabeça de lista da coligação no distrito de Santarém, Eduardo Oliveira e Sousa, e o líder social-democrata e candidato a primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Num dia de campanha eleitoral em que a caravana da AD andará pelos distritos de Leiria e de Santarém, com passagens por Ansião e Leiria, antes de uma visita ao Centro de Estágios de Rio Maior, o jantar-comício deve ser fortemente dedicado ao tema da agricultura.
Além de Assunção Cristas, que foi ministra da Agricultura e do Mar entre 2011 e 2015, no Governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, que antecedeu mais de oito anos de governação socialista, Eduardo Oliveira e Sousa foi presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) até abril de 2023.
A participação da ex-presidente do CDS-PP na campanha eleitoral da AD vem na sequência de outras presenças de antigos governantes. Na segunda-feira foi o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho quem discursou no comício de Faro, onde não ficou longe de pedir maioria absoluta para um futuro executivo de Luís Montenegro, e fez uma incursão polémica no eleitorado do Chega, ao dizer que "precisamos de ter um país aberto à imigração, mas também um país seguro".
Espera-se ainda a entrada na campanha eleitoral da coligação de centro-direita de figuras como o ex-presidente do CDS-PP e ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas, o que deve acontecer na próxima terça-feira, quando a caravana da AD passar por Aveiro.