Chega confirma Bruno Mascarenhas como candidato à Câmara de Lisboa
O Chega anunciou neste domingo que o atual deputado municipal Bruno Mascarenhas será o candidato do partido à presidência da Câmara de Lisboa, nas eleições autárquicas que serão disputadas entre o final de setembro e o início de outubro.
O anúncio vem confirmar uma escolha que já era esperada dentro do partido, estando prevista uma sessão de apresentação do candidato na próxima semana, a cargo do presidente do Chega, André Ventura.
No comunicado do partido é destacado o "percurso profissional e político" de Bruno Mascarenhas, acrescentando-se que evidencia "enorme capacidade de trabalho, foco no serviço públicos e dedicação à causa pública".
Há quatro anos, nas eleições autárquicas de 2021, o Chega candidatou à Câmara de Lisboa o apresentador de televisão Nuno Graciano, entretanto falecido, mas não conseguiu eleger nenhum vereador, pois não foi além de 10.713 votos (4,41%). Ligeiramente superior foi a votação para a Assembleia Municipal de Lisboa, permitindo eleger três deputados municipais, um dos quais Bruno Mascarenhas, que tem liderado a bancada.
Desta vez, o Chega espera intrometer-se na disputa entre o incumbente Carlos Moedas, cuja coligação Novos Tempos poderá vir a integrar também a Iniciativa Liberal, e a socialista Alexandra Leitão, que também procura entendimentos com partidos de esquerda, embora João Ferreira (CDU) e Carolina Serrão (Bloco de Esquerda) já tenham anunciado candidaturas. Nas eleições legislativas, disputadas a 18 de maio, o partido liderado por André Ventura foi a terceira força na capital, com 45.740 votos (14,53%).
Além da experiência autárquica, Bruno Mascarenhas trabalhou em empresas de consultoria, imobiliário e logística, tendo pertencido à direção do Sporting durante a liderança de Bruno de Carvalho.