Barómetro DN/Aximage: Luís Montenegro com vantagem no frente a frente com Pedro Nuno Santos
A maioria dos inquiridos no Barómetro DN/Aximage de maio consideram que Luís Montenegro teve melhor prestação do que Pedro Nuno Santos no frente a frente transmitido pela RTP, SIC e TVI. Dos 654 participantes, entrevistados entre 1 e 5 de maio, 48% deram a vitória ao líder da AD - Coligação PSD/CDS e apenas 40% optaram pelo secretário-geral do PS, com 12% a não saberem ou não responderem.
Os mais jovens, entre os 18 e os 34 anos, foram os que deram maior vantagem a Montenegro (58%-25%), enquanto os mais velhos, com 65 anos ou mais, foram os únicos para quem Pedro Nuno Santos esteve melhor (41%-49%).
No que toca a regiões, o social-democrata foi esmagador na Área Metropolitana do Porto (58%-27%) e no Sul e Ilhas (50%-36%), com o socialista a obter vantagens tangenciais (44%-46%) no Centro e na Área Metropolitana de Lisboa. E, entre as classes sociais, Montenegro obteve ampla vantagem na classe média-baixa (C2), com 59% a darem-lhe a vitória no frente a frente, enquanto Pedro Nuno o suplantou, mas por pouco, entre a mais pobre Classe D (41%-44%), existindo um empate a 43% nos mais ricos, da Classe A.
Olhando para o voto nas legislativas de 2024, 88% dos que então optaram pela Aliança Democrática consideraram que Montenegro teve melhor prestação no frente a frente das televisões, enquanto 79% dos eleitores do PS deram primazia a Pedro Nuno Santos. Mais equilibrada foi a avaliação dos votantes no Chega: 57% para o social-democrata e 30% para o socialista.
Também foi perguntado aos participantes no Barómetro DN/Aximage se assistiram ou acompanharam notícias sobre o debate televisivo, sendo que 70% responderam afirmativamente. Acima da média estão a Classe A/B (76%) e a C1 (73%), bem como os homens (75%), bem mais propensos a seguir o frente a frente do que as mulheres (65%). Os eleitores da AD (79%), PS (75%) e Chega (77%) em 2024 tiveram, naturalmente, mais interesse no frente a frente entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos do que os abstencionistas (45%).
Ficha técnica
Objetivo do Estudo: Sondagem de opinião realizada pela Aximage - Comunicação e Imagem Lda. para o DN sobre intenção de voto legislativo e temas da atualidade política.
Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal.
Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região (NUTS Il), a partir do universo conhecido, reequilibrada por género (2), grupo etário (4) e escolaridade (2). A amostra teve 667 entrevistas efetivas: 553 entrevistas CAWI e 114 entrevistas CATI; 328 homens e 339 mulheres; 150 entre os 18 e os 34 anos, 171 entre os 35 e os 49 anos, 152 entre os 50 e os 64 anos e 194 para os 65 e mais anos; Norte 225, Centro 139, Sul e Ilhas 73, Área Metropolitana de Lisboa 230.
Técnica: Aplicação online - CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) - de um questionário estruturado a um painel de indivíduos qué preenchem as quotas pré-determinadas para os indivíduos com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas - metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing) do mesmo questionário devidamente adaptado ao suporte utilizado, ao sub-universo utilizado pela Aximage nos seus estudos políticos. O trabalho de campo decorreu entre 4 e 8 de abril de 2025.
Taxa de resposta: 80,85%.
Margem de erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de + ou - 3,8%.
Responsabilidade do estudo: Aximage - Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.