Marcelo vai marcar as eleições presidenciais para 24 de janeiro, diz o PEV
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá anunciar no final de novembro se vai ou não recandidatar-se.
O chefe de Estado vai marcar daqui a uma semana, no dia 24 de novembro, as eleições presidenciais para 24 de janeiro, anunciou esta terça-feira o deputado e dirigente do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) José Luís Ferreira.
Relacionados
"O senhor Presidente da República também nos comunicou que no dia 24 de novembro irá marcar as eleições presidenciais para o dia 24 de janeiro de 2021", declarou José Luís Ferreira aos jornalistas, após uma reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa.
Horas antes, também à saída do Palácio de Belém, o presidente e deputado único do Chega, André Ventura, já tinha dito que as eleições presidenciais provavelmente iriam ser marcadas para 24 de janeiro de 2021.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A Lei Eleitoral do Presidente da República estabelece que o chefe de Estado "marcará a data do primeiro sufrágio para a eleição para a Presidência da República com a antecedência mínima de 60 dias".
Se nenhum dos candidatos obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, excluindo os votos em branco, "o segundo sufrágio realizar-se-á no vigésimo primeiro dia posterior ao primeiro", entre os dois mais votados.
Marcelo prometeu anunciar se vai ou não recandidatar-se no final de novembro
A lei determina que "tanto o primeiro como o eventual segundo sufrágio realizar-se-ão nos 60 dias anteriores ao termo do mandato do Presidente da República cessante", que é no dia 9 de março de 2021.
Eleito nas presidenciais de 24 de janeiro de 2016, à primeira volta, com 52% dos votos, Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse em 9 de março de 2016, e ao longo do seu mandato manteve a recandidatura em aberto.
Recentemente, em entrevista à RTP, prometeu anunciar a sua decisão em "finais de novembro, princípios de dezembro", após marcar a data das eleições.