Comemorações do Dia de Portugal em Portalegre e Cabo Verde

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu cumprimentos de Ano Novo dos diplomatas acreditados em Portugal.

O Presidente da República anunciou esta segunda-feira que as comemorações do Dia de Portugal neste ano de 2019 vão começar em Portalegre, antes de prosseguirem junto dos portugueses e lusodescendentes residentes em Cabo Verde.

Marcelo Rebelo de Sousa intervinha na tradicional cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo do Corpo Diplomático acreditado em Portugal, realizada no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

O Presidente aproveitou a ocasião para falar da sua atividade em 2019: "Reatarei os encontros regionais, assim permitindo um contacto ainda mais intenso e amigo, presente pelo 25 de Abril no Festival do Marvão ou no concerto de Natal, tudo culminando no Dia de Portugal em Portalegre, antes do convívio com as comunidades portuguesas em Cabo Verde".

A inclusão de Cabo Verde nas cerimónias deste ano do 10 de Junho - depois de França, Brasil e EUA - já tinha sua anunciada a 31 de dezembro por Marcelo Rebelo de Sousa, durante a sua passagem pela Cidade da Praia.

"Começaremos no território português e depois partiremos para chegar aqui a meio da tarde, o que permitirá ainda nessa tarde e durante a noite celebrar aqui na Cidade da Praia e no dia seguinte na cidade do Mindelo [na ilha de São Vicente]", declarou então, a caminho do Brasil para participar na posse de Jair Bolsonaro como novo presidente.

Este formato inédito de celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas iniciou-se no primeiro ano de mandato de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República e em concertação com o primeiro-ministro, António Costa, começando as cerimónias em território nacional e prosseguindo num país estrangeiro com importantes comunidades emigrantes portuguesas.

As cerimónias de 2016 dividiram-se entre Lisboa e Paris e as de 2017 entre o Porto e as cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo. No ano seguinte, realizaram-se em Ponta Delgada (Açores), Boston e Providence (EUA):

Exclusivos