Marcelo vai falar na Assembleia Geral da ONU

O Presidente da República vai participar na 73.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Marcelo fará vários contactos bilaterais à margem da assembleia, entre 23 e 26 de setembro.

Marcelo Rebelo de Sousa estará em Nova Iorque para discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU, mas durante a estada nos Estados Unidos irá encontrar-se com outros líderes mundiais. Os encontros bilaterais estão ainda a ser agendados pela embaixada portuguesa em Nova Iorque.

O Presidente português também discursou na Assembleia Geral da ONU em 2016 e pôs todo o empenho na eleição de António Guterres para secretário-geral da ONU. Na altura, Marcelo afirmou que o novo líder da organização devia seguir o "exemplo dos valores e da abordagem" que Gandhi e Mandela "sempre aplicaram na vida".

O sucessor de Ban Ki-moon deve ter "as qualidades humanas e profissionais à altura do desafio" e ser alguém "que se guie pelo exemplo dos valores e da abordagem que Mahatma Gandhi e Nelson Mandela sempre aplicaram na vida: indo para além do seu grupo ou círculo, e assim unindo e representando todos e não uma parte; que construa pontes; que saiba ouvir e tenha a sabedoria e capacidade de liderança inatas que lhe permitam tomar decisões em que todos se revejam e se sintam incluídos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Ler mais

Exclusivos