Eles estiveram de malas aviadas para Bruxelas, mas afinal ficam em terra

BE e PAN podiam ter mais deputados do que esperavam, se se confirmassem as melhores projeções deste domingo. Mas bloquistas ficaram pelos dois eurodeputados e ecologistas elegeram apenas um representante.

Fixe estes nomes: Sérgio Aires e Bebiana Cunha. Eles estiveram na corda bamba para ir ou não para Bruxelas, se se confirmassem as melhores projeções deste domingo à noite, ou seja, se o Bloco de Esquerda tivesse eleito três eurodeputados e o PAN chegasse aos dois representantes para o Parlamento Europeu. Já depois da meia-noite chegou a confirmação que os bloquistas ficariam pelos dois eurodeputados e os ecologistas elegeriam apenas um representante.

O bloquista Sérgio Augusto Leite Aires, 50 anos, feitos em 9 de fevereiro, é o terceiro da lista liderada por Marisa Matias. Nasceu no Porto, é licenciado em Sociologia pela Universidade do Porto e consultor e perito nas áreas da pobreza, exclusão e políticas sociais. Em paralelo dedica-se à fotografia, uma "atividade a que se dedica desde a mais tenra idade", como se apresenta no seu site, complementando o olhar da objetiva com o do sociólogo. No seu portfolio tem retratos de Marcelo Rebelo de Sousa, Durão Barroso António Costa, D. Manuel Martins, entre muitos homens e mulheres da política, das artes e do desporto.

Sérgio preveniu-se e votou já há uma semana, aproveitando a faculdade do voto antecipado. "Pelo sim, pelo não, já está", escreveu na sua página do Facebook, onde foi partilhando muitas fotos e artigos sobre as ações de campanha. Sem perder a vontade de, ele próprio, fotografar os locais que visitou, como no caso da EMEF, em Contumil, no Porto.

Também Bebiana Ribeiro da Cunha, 32 anos, vem do Porto e é psicóloga. Natural da freguesia da Sé, Bebiana foi a cabeça-de-lista do PAN às legislativas pelo círculo do Porto e candidata à Câmara Municipal da cidade e é atualmente deputada municipal. Quando se candidatou à autarquia, Bebiana reconhecia à agência Lusa que da sua família fazem parte "cinco gatos e uma cadela".

Aderiu ao PAN em 2011, pouco depois da criação do partido, ela que "desde muito cedo se assumiu como ativista, fosse quando escrevia para o jornal da escola, a denunciar situações e a lutar pelos direitos humanos e dos animais, fosse pela constante participação em movimentos e associações cívicas". Cresceu perto de Amarante "numa família onde a ensinaram a respeitar o outro, fosse ele humano ou não".

Bebiana Cunha estudou em Coimbra e no Porto, é mestre em relações intergeracionais e exerce psicologia comunitária e clínica. Já em 2017 dizia que pretendia aprofundar a área da mobilidade "como um direito e uma forma de combate às alterações climáticas".

[atualizado às 1.30 com a informação de que os dois candidatos falharam a sua eleição]

Exclusivos

Premium

Flamengo-Grémio

Jesus transporta sonho da Champions para a Libertadores

O treinador português sempre disse que tinha o sonho de um dia conquistar a Liga dos Campeões. Tem agora a oportunidade de fazer história levando o Flamengo à final da Taça Libertadores para se poder coroar campeão da América do Sul. O Rio de Janeiro está em ebulição e uma vitória sobre o Grémio irá colocar o Mister no patamar de herói.