Conto de fadas do século XXI na Suécia: príncipe casa-se com estrela de reality tv

Carl Philip, o último dos solteirões de sangue azul, deu o nó com Sofia Hellqvist. A cerimónia, sem a rigidez habitual do protocolo, teve música gospel e uma versão de Fix You, dos Coldplay.

A descontração da cerimónia de enlace de Carl Philip da Suécia, o último dos três filhos dos reis Carl Gustav e Sílvia a casar-se, contrastou com a rigidez protolocar de outros casamentos de sangue azul. A noiva, agora Sua Alteza Real Princesa Sofia, duquesa de Värmland, chegou à capela do Palácio Real de Estocolmo sem quaisquer atrasos (16.30 locais, menos uma hora em Lisboa) e a cerimónia, celebrada pelo bispo emérito Lars Goran e pelo pastor Michael Bjerkhagenl durou menos de uma hora. O príncipe não escondeu a emoção ao ver a noiva e as lágrimas encheram os olhos dos 350 convidados quando o cantor Salem al Fakir (sueco de origem síria) interpretou Fix You, êxito dos Coldplay, acompanhado de um coro gospel.

O casamento real contou com também com representantes das principais casas reais europeias: de Inglaterra, o príncipe Eduardo e a mulher, Sophie; da Noruega, o príncipe Haakon e a mulher, Mette-Marit; da Dinamarca, o príncipe Frederik e Mary Donaldson; da Bélgica, a princesa Matilde e, da Holanda, a rainha Máxima (sem o marido, o rei Willem Alexander).

A família real sueca compareceu em peso: os reis, Carl Gustav e Sílvia e as irmãs do noivo, Victoria e Madalena (grávida de nove meses), com os respetivos maridos, Daniel Westling e Chris O"Neill.

Leia mais na edição em papel e no e-paper do DN

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG