J Lo, Sting e Enrique Iglesias cantam em casamento de filho de oligarca russo

Artistas cantaram em luxuosa festa de casamento de Said Gutseriev e Khadija Uzhakhova, em Moscovo

Parece a princesa Elsa do filme da Disney Frozen mas não é. É Khadija Uzhakhova, a jovem estudante de medicina dentária de 19 anos que se casou com Said Gutseriev, filho de um dos mais poderosos empresários da Rússia.

Os nomes dos noivos não dizem nada a quem não está por dentro da realidade russa, mas os artistas que animaram a festa que aconteceu no passado fim de semana em Moscovo são mundialmente famosos: Jennifer Lopez, Sting e Enrique Iglesias.

A participação neste tipo de celebrações não é uma novidade para Jennifer Lopez que, no passado, já cantou no aniversário do presidente do Turquemenistão, Gurbanguly Berdymukhamedov, no casamento de um empresário uzbeque e também numa festa do oligarca azéri Telman Ismailov. J Lo terá alegadamente cobrado cerca de um milhão de euros por cada uma destas atuações.

O vestido da noiva, uma enormidade de tule, diamantes e tecido da linha de alta costura da casa Elie Saab, que terá custado 23 mil euros, foi apenas um pormenor de sumptuosidade numa festa que foi presenciada por 600 convidados. Convivas esses que, no seu quarto de hotel, tinham uma pequena lembrança do casamento, cortesia dos noivos: um porta-joias incrustado em ouro e diamantes.

De acordo com vários órgãos de comunicação social russos, o casal irá voltar a festejar a sua união já no próximo fim de semana, desta vez em Londres, numa festa que também será animada por artistas internacionais. Os media do país de Vladimir Putin escrevem também que os arranjos florais usados para decorar o luxuoso restaurante moscovita Safisa custaram cerca de 175 mil euros (cada um).

Mikhail Gutseriev, pai do noivo, é natural da República da Inguchétia, região que atravessou uma guerra civil em 2007 e que é uma das mais empobrecidas da Rússia. A noiva de Said também é originária desta zona.

De acordo com a biografia divulgada pela conta de Instagram Wedding World, Said Gutseriev, de 28 anos, estudou arqueologia e geologia na Universidade de Oxford e tirou um mestrado na universidade de Plymouth em gestão industrial. Há dois anos, regressou à Rússia e é agora diretor da ForteInvest, empresa que pertence ao grupo de produção petrolífera detido pelo pai.

Com uma fortuna avaliada em 5,4 mil milhões de euros, Mikhail Gutseriev é, de acordo com o ranking da Forbes, o 16º homem mais rico da Rússia. O empresário de 58 anos, dono da BIN, holding com empresas nas áreas do petróleo, imobiliário, banca e fundos de pensões, faz parte daquele que é considerado um dos clãs mais poderosos da Rússia.

Tal não evitou que, em 2007, Gutseriev tivesse de se exilar temporariamente em Londres, devido a acusações de fraude fiscal e negócios ilegais. Regressou ao seu país natal em 2010, ilibado de quaisquer acusações.

Exclusivos