Fátima Lopes apresenta coleção "à flor da pele"
A criadora portuguesa pôs charme, vermelho e violino no imponente e frio Hotel des Invalides, numa sala que se estreou como passerelle, e mostrou uma coleção "à flor da pele" e que diz ser a sua cara.
Antes do desfile, Fátima Lopes explicou que esta é uma coleção criada por ela e para ela, inspirada no corpo humano: "É uma coleção que busca, essencialmente, criar uma ilusão ótica de perfeição do corpo. As pessoas não têm que ser perfeitas, mas as roupas podem ajudar a criar uma ideia de perfeição".
Durante meia hora desfilaram vestidos de cores sólidas -- nude, vermelho sangue, preto, bordô -- em contraste com desenhos finos, a lembrar o sistema venoso porque "os tecidos foram desenhados a pensar do interior para o exterior".
Na passerelle viu-se também muito cabedal, calças com lados drapeados e casacos com diversas camadas. Nos sapatos e collants, pequenos ossos, "inspirados na coluna vertebral".
Uma dança feminina, exuberante, de corpos com silhuetas forradas, vincadas, mas quase nus, com roupas "à flor da pele".
Em setembro do ano passado, a designer de moda apresentou a coleção para o verão deste ano na Torre Eiffel. Sobre o que virá depois do desfile de hoje, afirmou que "ainda há tempo para pensar" e acrescentou que, embora "a fasquia esteja muito elevada", é "sempre possível fazer mais e melhor".
"Estou muito satisfeita com a minha coleção, com o meu trabalho e com o trabalho da minha equipa", acrescentou.
Fátima Lopes respondeu ainda que não tem a receita para fazer com o país o que fez com o seu traço e com a sua marca, mas considerou que a solução de Portugal passa por "trabalhar como nunca": "Não é momento para baixar braços, é momento para trabalhar, como eu faço, sete dias por semana, de dia e de noite".
A semana da moda de Paris termina a 07 de março. Na capital francesa vão também marcar presença, na quarta-feira, os portugueses Luís Buchinho e Felipe Oliveira Baptista.
As coleções que Fátima Lopes e Felipe Oliveira Baptista apresentam em Paris serão depois mostradas no Portugal Fashion, no Porto. As propostas de Luís Buchinho vão desfilar na passerelle da ModaLisboa, no Terreiro do Paço.