Camilla... em versão desenho animado

Duquesa é jurada (e aparece no vídeo promocional) de um concurso de escrita para crianças da BBC2

"Então... que história vais escrever?". É apenas uma frase mas mostra uma faceta completamente diferente da duquesa da Cornualha. Camilla Parker-Bowles é jurada de "500 words" ("500 palavras") concurso de escrita criativa promovido pela rádio BBC2 e surge no vídeo promocional da ação dirigida a crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os cinco e os 13 anos transformada em desenho animado.

Sorridente, com o seu característico penteado e colar de pérolas, e com algumas rugas a menos do que na vida real, a versão animada da mulher do Príncipe Carlos aparece no vídeo do concurso "500 words" num dos camarotes do Shakespeare"s Globe, edifício londrino construído em 2003 e que recria o Globe Theatre da época isabelina, onde o poeta inglês apresentou as suas peças. Será nesta sala de espetáculos que, a 27 de maio, serão lidas as histórias vencedoras. Isto porque, em 2016, se celebram os 400 anos do nascimento de William Shakespeare.

"A duquesa quis participar quando sentiu que esta seria uma forma atrativa de sensibilizar os mais jovens a participar neste tipo de concursos", afirmou um porta-voz da casa real britânica, revelando também que a duquesa gravou as frases que surgem no vídeo no ano passado.

No entanto, a duquesa da Cornualha não é a única notável a emprestar a voz ao concurso de escrita criativa. Nomes como Kenneth Branagh, Jeremy Irons e Benedict Cumberbatch irão ler, na rádio BBC2, algumas das histórias que chegarem ao final da competição.

Camilla participa como jurada honorária no concurso criado há seis anos por Chris Evans, dj, animador da BBC e apresentador do programa sobre o mundo automóvel Top Gear (que deverá estrear-se nos próximos meses, num formato renovado após a saída de Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May).

Embora a sua presença seja frequente em eventos públicos e atos oficiais, nos quais sempre tem demonstrado bons dotes oratórios, a mulher do Príncipe Carlos tem uma relação de aversão com câmaras de televisão, sendo raras as suas aparições em programas no pequeno ecrã e ainda mais escassas as entrevistas concedidas (a última aconteceu em 2013, por ocasião do 65.º aniversário do herdeiro ao trono britânico).

Aos 68 anos, aquela que foi em tempos a mulher mais odiada de Inglaterra (recorde-se que Camilla e Carlos mantiveram um relacionamento próximo durante décadas, e que essa proximidade se manteve durante o casamento do príncipe com Lady Di) tem sabido, aos poucos, conquistar o coração dos seus súbditos, mostrando um lado mais descontraído e afável e fazendo, assim, um corte definitivo com o passado.

Veja-se, por exemplo, quando Carlos e Camilla tomaram o lugar dos apresentadores da meteorologia na BBC Escócia. Estávamos em maio de 2012 e o casal não se fez rogado na hora de passar para a frente das câmaras e, com bastante profissionalismo, apresentar as previsões do tempo para os dias seguintes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG