Parlamento Europeu. PS vota a favor de Maria Luís Albuquerque como comissária
A comissária europeia indigitada para tutelar a influente e poderosa área dos Serviços Financeiros e da União de Poupança e Investimentos, Maria Luís Albuquerque, deverá, com muito alta probabilidade, receber o apoio do Partido Socialista (PS) português no Parlamento Europeu (PE), de acordo com o eurodeputado Francisco Assis.
Em declarações ao Observador, o socialista admitiu que "há dois ou três meses" o PS estava mais inclinado a votar contra, como sinalizou na altura a colega de bancada de Assis, Marta Temido.
Mas depois da audição desta quarta-feira para Albuquerque tentar a "confirmação" definitiva para a pasta da banca e dos mercados de capitais, o deputado diz que já não há dúvidas.
"Nessa altura tínhamos todas as hipóteses em cima, para é para isso que se fazem estas audições", para esclarecer e tirar dúvidas que possam subsistir, diz o mesmo parlamentar.
"No final da audição [que decorreu esta quarta em Bruxelas e durou três horas], não tenho dúvida nenhuma em dizer que devemos votar a favor."
Segundo Assis, "houve uma alteração profunda em matéria de supervisão bancária, de supervisão dos sistemas financeiros, da regulação como eu aliás referi, há uma outra preocupação na Europa com políticas, e, creio eu, não seriam aplicadas as políticas de quando a troika esteve em Portugal".
"Houve alguma evolução nesse domínio, estamos num contexto europeu onde, creio, teremos até mais convergências do que divergências [com Albuquerque], como acábamos de ver agora nesta audição em que me pareceu" que "as posições de Maria Luísa Albuquerque, no essencial, vêm ao encontro das preocupações do nosso grupo S&D [Socialistas e Democratas]".
Assim, "não temos nenhum ponto em que possamos assinalar divergências de fundo e, portanto, ficamos satisfeitos com a audição".