PSP alerta para aumento de burlas do MB WAY

Polícia de Segurança Pública detetou 99 registos referentes a burlas em 2018 e 135 em 2019 até 31 de maio, informou através do Facebook.
Publicado a
Atualizado a

A Polícia de Segurança Pública (PSP) informou esta terça-feira no Facebook que "tem vindo a detetar um aumento de ocorrências relacionadas com burlas através do MB WAY, especialmente em 2019".

"Existem 99 registos referentes a burlas deste género em 2018, no nosso Sistema Estratégico de Informação. Em 2019, até dia 31 de maio, já existiam 135 registos", anunciou a PSP.

Na publicação, a PSP diz que a investigação e análise do Departamento de Investigação Criminal identificou um modus operandi: "ainda que haja algumas variações, consiste no aproveitamento feito aos anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos em sites dedicados a este tipo de comércio (OLX, CustoJusto, entre outros). Posteriormente, são contactados telefonicamente por supostos compradores - os burlões, que mostram interesse naquela compra. Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB WAY. Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a vítima possui sobre a aplicação MB WAY e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima."

"A vítima, é, assim, levada a introduzir no ATM o número de telemóvel do suspeito e o fornecimento do respetivo código, associando-o ao seu cartão de Multibanco, convencida de que são os procedimentos próprios para receber o pagamento através do MB WAY, acabando por cair na armadilha. Convencida de que está a ajudar o potencial comprador a pagar o objeto está, efetivamente, a dar-lhe a capacidade de acesso à conta que está associada ao seu cartão de Multibanco, permitindo assim os levantamentos indevidos da sua conta bancária", pode ler-se.

Por fim, a PSP deixa cinco recomendações aos utilizadores da aplicação:

"1. Se não compreende o funcionamento da aplicação MB WAY, recuse o pagamento por esta via;

2. Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;

3. Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;

4. Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;

5. Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt