Morreu o médico Ricardo Seabra Gomes, pioneiro na medicina coronária

Fez a primeira angioplastia coronária em Portugal. "Um médico de excelência, que muito fez pela medicina, pelos médicos e pela saúde dos portugueses", diz ao DN o Bastonário da Ordem dos Médicos

Morreu esta segunda-feira o médico Ricardo Seabra Gomes, responsável pela realização da primeira angioplastia coronária em Portugal, considerada um marco revolucionário na medicina. Foi em 1986 - menos de dez anos depois da primeira operação do género alguma vez realizada, em 1977 e pelo médico Andreas Gruentzig, em Zurique.

Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, confirmou ao Diário de Notícias as morte do médico e professor que a Ordem iria homenagear já no próximo mês.

"É uma perda imensa para a medicina. Sabia que estava doente mas pensei que ainda pudesse assistir à homenagem que estamos a preparar a um conjunto de médicos que, tal como ele, tiveram uma carreira notável e derem um contributo importante para a saúde dos portugueses".

"Era um médico de excelência e envio as minhas condolências a familiares e amigos, com a certeza de que a homenagem será feita, infelizmente não como desejávamos, em vida, como deve ser", lamentou Miguel Guimarães.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG