Morreu o médico Ricardo Seabra Gomes, pioneiro na medicina coronária

Fez a primeira angioplastia coronária em Portugal. "Um médico de excelência, que muito fez pela medicina, pelos médicos e pela saúde dos portugueses", diz ao DN o Bastonário da Ordem dos Médicos

Morreu esta segunda-feira o médico Ricardo Seabra Gomes, responsável pela realização da primeira angioplastia coronária em Portugal, considerada um marco revolucionário na medicina. Foi em 1986 - menos de dez anos depois da primeira operação do género alguma vez realizada, em 1977 e pelo médico Andreas Gruentzig, em Zurique.

Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, confirmou ao Diário de Notícias as morte do médico e professor que a Ordem iria homenagear já no próximo mês.

"É uma perda imensa para a medicina. Sabia que estava doente mas pensei que ainda pudesse assistir à homenagem que estamos a preparar a um conjunto de médicos que, tal como ele, tiveram uma carreira notável e derem um contributo importante para a saúde dos portugueses".

"Era um médico de excelência e envio as minhas condolências a familiares e amigos, com a certeza de que a homenagem será feita, infelizmente não como desejávamos, em vida, como deve ser", lamentou Miguel Guimarães.

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.