Luísa Loura é a nova diretora da Pordata

Após dez anos de direção de Maria João Valente Rosa, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos tem uma nova responsável

A Pordata, a base de dados estatísticos criada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), tem uma nova diretora. Luísa Canto e Castro Loura assumiu desde o mês passado a direção do organismo que desde a sua fundação tinha sido dirigido por Maria João Valente Rosa, de junho de 2009 a fevereiro de 2019, altura em que investigadora anunciou a saída da Pordata.

Luísa Loura é doutorada em estatística e computação e licenciada em matemática. É docente e investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e já passou pela direção-geral de Estatísticas do Ministério da Educação.

A Pordata comemora o 10.º aniversário, com a mudança na direção a coincidir. No site oficial, existem quase três mil quadros estatísticos sobre diversos da vida portuguesa. Em 2019 o volume de visitas ao site, em termos acumulados desde que foi criada, atingiu os 10,7 milhões.

Maria João Valente Rosa saiu da Pordata em fevereiro do ano passado. Na altura, a FFMS informou que foi a demógrafa que pediu para sair e que já tinha lançado o processo para escolher nova direção, não se comprometendo com uma data. Demorou dez meses e agora é conhecida a nova diretora.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG