Ministra da Justiça nomeia nova diretora da cadeia de Paços de Ferreira

Anterior diretora pediu demissão depois de os reclusos terem organizado uma festa que foi transmitida em direto nas redes sociais. Isabel Maria Pereira Duarte Paulo é a nova diretora.

A ministra da Justiça designou Isabel Maria Pereira Duarte Paulo, de 59 anos, para o lugar de diretora do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, foi hoje publicado em Diário da República.

Segundo o despacho do Governo assinado por Francisca Van Dunem, a nova diretora é licenciada em direito e desempenhava funções como técnica superior nos quadros da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Isabel Maria Pereira Duarte Paulo, que substitui no cargo Maria Fernanda Barbosa, é natural de Torres Vedras e dirigia, desde 2016, o Estabelecimento Prisional de Braga. Do seu currículo profissional consta também a direção do estabelecimento prisional instalado junto à Polícia Judiciária de Lisboa, de 2013 a 2016.

A cadeia de Paços de Ferreira foi notícia no mês de fevereiro, quando um grupo de reclusos ali organizou uma festa e a transmitiu em direto para o exterior, através de telemóvel.

A Guarda Prisional realizou no EP de Paços de Ferreira uma megaoperação envolvendo mais de 100 operacionais, durante a qual foram apreendidos telemóveis, drogas e outros artigos.

No dia 15 de fevereiro, a então diretora do Estabelecimento Prisional (EP) de Paços de Ferreira, Maria Fernanda Barbosa, pediu a sua demissão, que foi aceite pela tutela.

Maria Fernanda Barbosa tinha antes sido chamada ao parlamento, onde se recusou a dar explicações sobre esse episódio, alegando que o assunto estaria sob investigação.

Exclusivos