Força Aérea divulga imagens da aterragem de emergência em Beja

Avião da Air Astana aterrou na Base Aérea n.º 11 cerca de duas horas depois de ter declarado emergência.

A Força Aérea portuguesa divulgou esta segunda-feira imagens exclusivas da aterragem de emergência do avião da Air Astana na Base Aérea n. 11 em Beja, este domingo.

O vídeo de 50 segundos foi captado por um dos dois F-16 da Força Aérea que acompanharam o voo KZR 1388, que tinha descolado de Alverca depois de fazer reparações nas Oficinas Gerais de Material Aeronâutico (OGMA), e mostra o momento em que o avião, um Embraer, toca finalmente o solo, depois de os pilotos terem chegado a equacionar fazer uma amaragem no Rio Tejo.

A Força Aérea foi chamada a intervir, algo que só acontece em casos excecionais. Mas quando os caças são chamados para ajudar um avião em dificuldades são uma ajuda preciosa: tratando-se de problemas no comando dos aviões que impeçam os pilotos de, por exemplo, lerem nos instrumentos de bordo a altitude e a velocidade a que seguem, os caças, voando ao seu lado, permitem dar-lhes essa informação com precisão.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Brexit

"Não penso que Theresa May seja uma mulher muito confiável"

O diretor do gabinete em Bruxelas do think tank Open Europe afirma ao DN que a União Europeia não deve fechar a porta das negociações com o Reino Unido, mas considera que, para tal, Theresa May precisa de ser "mais clara". Vê a possibilidade de travar o Brexit como algo muito remoto, de "hipóteses muito reduzidas", dependente de muitos fatores difíceis de conjugar.

Premium

Pedro Lains

"Gilets jaunes": se querem a globalização, alguma coisa tem de ser feita

Há muito que existe um problema no mundo ocidental que precisa de uma solução. A globalização e o desenvolvimento dos mercados internacionais trazem benefícios, mas esses benefícios tendem a ser distribuídos de forma desigual. Trata-se de um problema bem identificado, com soluções conhecidas, faltando apenas a vontade política para o enfrentar. Essa vontade está em franco desenvolvimento e esperemos que os recentes acontecimentos em França sejam mais uma contribuição importante.