Chefe das secretas portuguesas nomeado responsável por serviços de informação da UE

O dirigente do Serviço de Informações Estratégicas e de Defesa (SIED), José Casimiro Morgado foi esta quinta-feira nomeado pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, como diretor dos serviços de informação da União Europeia (UE).

Num comunicado, o Serviço de Ação Externa divulgou esta quinta-feira que Casimiro Morgado foi nomeado por Mogherini como diretor do Centro de Inteligência e Situação da UE (INTCEN).

O INTCEN é um organismo de informação civil do Serviço de Ação Externa da UE e faz análises com base em informações prestadas pelos Estados-membros, para além de monitorizar e avaliar as relações internacionais, particularmente em áreas geográficas sensíveis.

Ainda não é conhecido o substituto de Casimiro Morgado no SIED.

Exclusivos

Premium

Betinho

"NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus há seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.