Calor. Recordes de máximas em agosto batidos num terço do país

Às 19:00 desta sexta-feira, Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, atingia 45,9 graus Celsius, tornando-se na localidade mais quente do país. Logo a seguir aparece Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que atingiu 45,5 graus Celsius, segundo os dados do IPMA

Sem dar tréguas, o calor extremo atingiu esta sexta-feira valores ainda mais elevados de temperaturas máximas, com Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, a ser a cidade mais quente do país ao atingir 45,9 graus de Celsius. Logo a seguir surge Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, onde foram registados 45,5 graus, segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os recordes de máximas em agosto foram batidos esta sexta-feira num terço do país, com a região Sul a destacar-se ao registar uma maior subida nas temperaturas máximas.

Além de Alcácer do Sal e de Reguengos, as estações do IPMA com valores superiores a 44º registaram-se esta sexta-feira em Alvalade (44.8 º), Alvega (44.7°), Pegões (44.6 °), Setúbal (44.6 °), Portel (44.6 °), Mértola (44.4 °), Neves Corvo (44.2 °), Évora (44.1 °), Coruche (44.1 °) e Zebreira (44.1 º).

Segundo o comunicado do IPMA enviado à nossa redação, na quinta e sexta-feira "foram excedidos os recordes da temperatura máxima para o mês de agosto em cerca de 20% e 45% das estações, respetivamente".

Ao todo foram 16 as estações que registaram esta sexta-feira recordes históricos, sete das quais referentes aos estabelecidos na quinta-feira, conforme mostra a tabela do IPMA.

É explicado que "em 15 % das estações foram ultrapassados" nesta sexta-feira "os extremos de temperatura máxima" registados na quinta-feira.

O calor intenso mantém-se até segunda-feira, sendo esperadas temperaturas na ordem dos 40 º em grande parte do território continental. O "período mais crítico" é até sábado, "em vários locais do Alentejo, vale dos rios Douro e Tejo e na Beira Baixa", em que "a temperatura máxima poderá atingir 45 ° e, num ou outro local, ultrapassar este valor", segundo o IPMA.

As previsões apontam ainda para a continuação de temperaturas noturnas muito altas nas próximas noites. Os valores mínimos deverão atingir "valores próximos de 25° em grande parte do território, aproximando-se de 30° em alguns locais do interior Centro e Sul, em especial no Alto Alentejo", lê-se no comunicado.

Na zona de Portalegre, por exemplo, as temperaturas não deverão vão baixar dos 30 graus.

Ler mais