Incêndio de "grandes proporções" em sucata em São Pedro da Cova

Alerta para a ocorrência foi dado pelas dez da manhã. Comandante dos bombeiros fala em "incêndios de grandes proporções" e que se tratam de "materiais perigosos por serem ferrosos"
Publicado a
Atualizado a

Um incêndio de "grandes proporções" está esta manhã a consumir uma sucata em S. Pedro da Cova, Gondomar, no distrito do Porto, indicaram à Lusa fontes da Proteção Civil.

"É um incêndio de grandes proporções, mas neste momento não é possível adiantar mais dados. São materiais perigosos por serem ferrosos", disse à Lusa o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de São Pedro da Cova, Mário Ferreira, que acompanhava um outro foco de incêndio florestal na mesma freguesia, mas já em fase de rescaldo.

O alerta foi dado cerca das 10:00 da manhã e de acordo com a página da Proteção Civil no local, pelas 11:30, estavam 55 homens apoiados por 20 viaturas.

Em causa está a empresa Júlio Rodrigues, uma sucata de carros localizada na avenida D. Miguel, São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, em direção ao concelho de Valongo.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de São Pedro da Cova, Pedro Vieira, contou que as pessoas que se encontravam nas imediações da estrada "estão a ser retiradas" e descreveu um cenário "complicado" devido às explosões causadas pelo rebentamento de botijas de gás e oxigénio.

A coluna de fumo é visível do concelho do Porto e no local, ainda que afastado do foco de incêndio devido ao perímetro de segurança montado pela GNR, é possível ouvir explosões.

O combate ao incêndio que deflagrou na sucata "está a evoluir favoravelmente", mas obrigou ao encerramento de uma escola "por precaução", afirmou o presidente da câmara local, Marco Martins.

"O fumo é muito denso, mas o combate está a evoluir favoravelmente. Colocou-se a hipótese de evacuar edifícios vizinhos, mas se forem cumpridas regras de segurança, como fechar janelas, não se torna necessário. A escola [EB1 de Fânzeres] foi encerrada por precaução", disse Marco Martins.

O fogo está a consumir a empresa Júlio Rodrigues, uma sucata de carros localizada na avenida D. Miguel, São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, em direção ao concelho de Valongo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt