EDP alvo de ataque informático

Ataque informático à elétrica portuguesa está a condicionar o normal funcionamento de uma parte dos serviços e operações da empresa, mas esta garante que não há impacto na continuidade do fornecimento de energia.
Publicado a
Atualizado a

A EDP foi, esta segunda-feira, alvo de um ataque informático, confirmou ao DN fonte oficial da empresa. O ataque está "a condicionar o normal funcionamento de uma parte dos seus serviços e operações, não se registando, contudo, qualquer impacto na continuidade do fornecimento de energia", refere a mesma fonte.

A operar normalmente estão os "serviços de supervisão e controlo da rede elétrica de distribuição", mas com "adaptações decorrentes de algumas limitações".

A EDP indica que para conter os efeitos do ataque informático foram "prontamente aplicadas medidas de prevenção e proteção dos sistemas que suportam as operações da empresa".

Está a ser analisada a origem e "a anatomia deste incidente, para que os serviços e operações em causa sejam rapidamente restabelecidos", informa ainda a EDP, que está efetuar diligências perante este ataque informático, em articulação com as entidades competentes.

O JN noticia esta noite que os piratas informáticos publicaram na chamada "dark web" uma mensagem em que reclamam 1580 bitcoins, o que equivale a 9,8 milhões de euros.

No entanto, fonte oficial da elétrica garate ao DN que desconhecer qualquer pedido de resgate.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt