Cinco médicos do Hospital do SAMS infetados com covid-19
Doentes e profissionais de saúde do Hospital do SAMS foram infetados com o novo coronavírus, anunciou esta segunda-feira a instituição, garantindo que foram adotadas todas as medidas para minimizar a propagação do vírus.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) enviou um comunicado às redações onde confirma que "o Hospital SAMS tem 5 dos seus médicos infetados por covid-19", sendo que dois deles estão internados no Hospital Curry Cabral.
Os profissionais médicos que tiveram em contacto com aqueles infetados mantêm-se a trabalhar, "apesar do teste para o covid-19" ter sido negativo, diz ainda a nota do sindicato.
A direção clínica do SAMS reuniu-se no domingo com as autoridades de saúde e foi feita uma avaliação da situação, tendo sido adotadas todas as previstas no plano de contingência, de acordo com um comunicado emitido pela instituição.
"O conselho de gerência e a comissão executiva dos SAMS solicitam a todos os beneficiários e utentes dos SAMS a maior compreensão para o momento que o país e o mundo atravessam", lê-se no documento, em que é feito um apelo para a "máxima colaboração para o cumprimento das orientações estabelecidas pelas autoridades competentes e aquelas que os SAMS têm divulgado junto dos seus beneficiários e utentes".
"Todos os casos são comunicados à autoridade de saúde responsável, por forma a centralizar a informação nos serviços", disse a fonte contactada pela agência, acrescentando que estão a ser tomadas todas as medidas possíveis para informar as pessoas e conter a propagação do vírus.
No comunicado do sindicato, é ainda feito um apelo ao Ministério da Saúde para que "imponha a todas as unidades de saúde, públicas ou privadas, a proteção dos médicos e dos restantes profissionais de saúde, sendo certo que essa proteção é vital para tratar os doentes".
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde reportou esta segunda-feira 331 casos de pessoas infetadas.