Chuva provoca cheias nos Açores. Há estradas cortadas e casas inundadas

Ilha de Santa Maria foi atingida por chuva forte. Houve deslizamentos de terras e algumas habitações foram invadidas pela água que corria pelas ruas. Os acessos a São Lourenço estão cortados.

A ilha de Santa Maria, nos Açores, foi atingida por chuvas repentinas e muito fortes que provocaram cheias. A localidade de São Lourenço foi uma das atingidas com as ruas a ficarem inundadas. Houve habitações que também foram invadidas pela água, o que irá obrigar a realojar algumas pessoas, de acordo com informações prestadas ao DN pelos Bombeiros Voluntários de Santa Maria.

O primeiro alerta foi dado às 11.25 (12.25 em Lisboa). "Foi uma chuva muito forte que inundou muitas estradas. As vias de acesso a São Lourenço estão cortadas. Houve deslizamentos de terras, casas inundadas e é provável que haja necessidade de realojar algumas pessoas. O relevo naquela zona é muito inclinado", adiantou a fonte dos bombeiros

Imagens difundidas na internet pela página Meteo Trás-os-Montes mostram autênticos rios a correrem pelas artérias da ilha

Até ao momento, os bombeiros não registaram feridos. "Apenas danos materiais e há muito trabalho de limpeza para fazer." A zona de São Lourenço é balnear, com muitas casas de férias ou propriedade de emigrantes.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adianta que, "na sequência das chuvas intensas que se registaram durante o período da manhã do dia de hoje (29/08/2019), na ilha de Santa Maria, se encontram interrompidas duas estradas, a estrada Azenha/Forno e Glória na zona de Santo Espírito e a estrada de acesso à zona de São Lourenço".

Acrescenta que, "em São Lourenço, há registo de três habitações inundadas - duas já resolvidas e uma danificada, revelando-se a necessidade de realojar duas pessoas".

No terreno, estão bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila do Porto e Polícia de Segurança Pública.

Exclusivos