A 'Brelcome', trocadilho entre 'Brexit' (saída do Reino Unido da União Europeia) e a palavra 'welcome' (inglês para 'bem-vindos'), "integra o plano de contingência de Portugal para o mercado do Reino Unido", de acordo com comunicado do Turismo de Portugal divulgado esta sexta-feira. A campanha "inclui também uma linha de atendimento online dedicada e uma área informativa específica no VisitPortugal", um portal 'online' dedicado a turistas estrangeiros que pretendem visitar Portugal, pode ler-se no comunicado..Totalizando um investimento de 200 mil euros, a campanha vai estar ativa até junho e "promove os ativos do turismo nacional", para "lembrar que, apesar de mudanças que possam eventualmente estar a chegar, há sempre coisas que não mudam" no turismo em Portugal..Para o Turismo de Portugal, o país "garante aos britânicos que irão manter as condições de viagem de que beneficiam atualmente -- designadamente isenção de vistos, criação de corredores dedicados nos aeroportos, utilização dos seguros de saúde ou reconhecimento das cartas de condução"..Citada no comunicado, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, garante que Portugal "com 'Brexit' ou sem Brexit", criou "todas as condições para continuar a acolher da mesma forma". "As medidas aprovadas pelo Governo português foram muito bem recebidas pelos operadores turísticos e pelos britânicos, que são o nosso principal mercado turístico", disse a governante, adiantando que este mercado cresceu 4,3% em janeiro..Já o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, afirma: "Apesar de todas as incertezas, queremos deixar claro que Portugal é um país inclusivo e que todos são bem-vindos. Continuamos a apostar no Reino Unido enquanto mercado estratégico para o turismo nacional e nunca é demais reforçar a afinidade que une os dos países e as nossas culturas"..Mercado "muito significativo".Na quarta-feira, na inauguração da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, já tinha adiantado que a campanha ia ser lançada para que o mercado turístico britânico visse Portugal como o destino europeu "mais amigável".."O mercado britânico é muito significativo para Portugal. É o mercado que mais turistas gera para o nosso país, com uma presença particular muito significativa no Algarve e na Madeira e, por isso, estamos ao mesmo tempo a fazer uma campanha intensa de promoção de Portugal - estamos a contactar os operadores turísticos e as agências de viagens dando conta das condições que temos - e vamos na próxima semana lançar uma campanha dirigida ao mercado do Reino Unido para mostrar aquilo que Portugal tem para oferecer", disse..Além disso, acrescentou, Portugal está "a tentar assegurar que a experiência do turista britânico seja a mais normal possível".."Vamos acolher os turistas sem necessidade de vistos de entrada, vamos manter canais abertos nos aeroportos para que possam seguir sem interrupções, vamos manter o acesso aos canais eletrónicos de passaportes também disponíveis para os turistas que venham apenas para Portugal, vamos continuar a proporcionar o acesso ao Serviço Nacional de Saúde e ao transporte de animais de companhia. Tudo será criado para que os turistas do Reino Unido não sintam, apesar da saída do Reino Unido da União Europeia ['Brexit], qualquer alteração na experiência que tenham em Portugal", lembrou o ministro..O Parlamento britânico aprovou na quinta-feira uma moção do Governo da primeira-ministra, Theresa May, no sentido de pedir a Bruxelas um adiamento do 'Brexit', marcado para 29 de março.