Baleia com 12 metros morreu na praia de Quarteira quando tentava voltar ao mar

Animal morreu na praia e o corpo foi esta segunda-feira removido para um aterro.

Uma baleia de 12 metros deu domingo à costa em Quarteira, no Algarve, já morta e a remoção do animal prosseguiu nesta segunda-feira.

Já no sábado a baleia tinha surgido junto à praia algarvia, tendo encalhado. O animal ainda tentou regressar ao mar mas morreu na rebentação das ondas e, depois, a agitação marítima arrastou o corpo. No domingo, voltou a dar à costa já sem vida.

O Diário Online Região Sul publicou um vídeo no sábado:

A Polícia Marítima teve de encontrar uma "solução técnica para remover os restos mortais do animal" da praia e encaminhá-los depois para um aterro.

O corpo do animal ficou na areia da praia, desde a manhã de domingo, e foram acionadas duas máquinas para remover. A baleia pesa cerca de 10 toneladas e tem uma grande dimensão o que dificulta a sua remoção. A solução acabou por arrastar a baleia pelo mar, puxada por uma embarcação, até à doca de Quarteira.

Apesar dos avisos da Proteção Civil para as pessoas não se deslocarem ao local, são muitos os populares que têm passado pela praia de Quarteira.

Foram acionados meios da GNR, Polícia Marítima, bombeiros, Câmara de Loulé e Instituto de Conservação na Natureza e Florestas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG