O ano de 1969!
As pessoas nascidas antes do ano de 1944 foram apelidadas de Silent Generation. São quem dá corpo à geração que precedeu os Baby Boomers e diz-se por aí, que este grupo de "silenciosos" é composto por gente mais focada nas suas carreiras que noutra coisa. Diria eu, talvez, que foram a primeira geração workaholics. Será?
Os que nasceram entre 1945 e 1964 são quem dá corpo aos Baby Boomers. Na Europa Ocidental e na América do Norte, os Baby Boomers são os que cresceram num período de alguma abundância e com melhores condições, por exemplo, na educação e na habitação. E eram bem menos silenciosos que os seus antecessores.
E porquê abrir um texto com gerações tão distantes e que provavelmente poucos saberão quais as suas designações? Apenas porque foi destas duas gerações que saíram os responsáveis pelo espectacular ano de 1969.
Tudo aconteceu neste ano! E quando eu digo tudo, é mesmo tudo. No desporto, na tecnologia, no ensino, nas artes e na ciência!
E que ano!
O nosso Eusébio vence a sua primeira bota de ouro, pela brilhante época de 66-68 que fez pelo (nosso) Benfica!
Foi também neste ano que ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro e-mail da história. E acreditem... esta coisa do email mudou as nossas vidas! Mudou de tal forma que por vezes, tenho a secreta e utópica vontade de me cruzar com o sacana que criou esta (tenebrosa) forma de comunicação! Enfim... adiante.
Foi o ano que se viu nascer em Lisboa, mais propriamente na Rua das Flores, a mais antiga, e permitam-me, a mais reputada escola de design do nosso país! Basta googlar...
É também um ano fértil para a música e para o cinema. É o ano de Abbey Road, talvez o melhor álbum dos Beatles, mas infelizmente o último que gravaram juntos. E é também o ano de Easy Rider, esse clássico com Peter Fonda e Dennis Hopper.
Então e o homem na lua? Sim, foi também neste ano, e na missão Apolo 11 que se pisou a lua pela primeira vez e que lá se espetou um pau de bandeira.
E essa bandeira, imagine-se... foi costurada por mãos portuguesas. As mãos de Maria Isilda Ribeiro.
Designer, Director do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia