O que é que Cascais tem para oferecer aos jovens?
Costumo dizer que Cascais é o melhor lugar do mundo para se viver um dia, uma semana ou uma vida inteira. Essa minha convicção baseia-se, não por conhecer todos os lugares do planeta, mas por tudo aquilo que em Cascais existe.
Cascais não é apenas um lugar bonito, com um Parque Natural encantador e com praias incríveis, com pessoas acolhedoras e disponíveis para ajudar, com uma cultura única e de elevada qualidade. Cascais é muito mais que isso. Cascais é sinónimo de vida, e é também por essas nessas novas vidas, que digo que Cascais tem tudo o que é preciso para se edificar o projeto de felicidade dos nossos jovens.
Mas, afinal, o que é que Cascais tem para oferecer aos jovens?
A habitação tem sido o maior entrave à fixação de jovens no nosso concelho. Arrendar casa é um desafio para quem está no início de vida, atrasando a criação de várias famílias, com reflexo notório nos índices de natalidade. Este flagelo levou a autarquia a preparar um megaprograma de arrendamento acessível, onde as jovens famílias, e não só, poderão aceder. São cerca de 350 milhões de euros que estão alocados a toda esta estratégia, que será fundamental para ajudar a fixar os jovens no concelho.
Mas viver em Cascais é também ter acesso a uma saúde digna e eficaz. Por isso, a autarquia investiu, nos últimos anos, cerca de 25 milhões de euros na saúde. Grande parte deste valor foi para a construção e requalificação de vários centros de saúde, mas também para programas de apoio ao munícipe, como projeto Bata Branca, que disponibiliza um serviço substituto a quem não tem médico de família, ou para o serviço de teleconsultas, totalmente gratuitas para os portadores do cartão Viver Cascais.
Mas viver em Cascais não é “só” isto. Viver em Cascais é ter acesso a uma rede de transporte rodoviária municipal totalmente gratuita, que permite circular por todo o concelho de forma confortável e amiga do ambiente. Viver Cascais é ter uma rede de escolas que garantem um lugar no Pré-escolar para todas as crianças do concelho, dando-lhes conforto, segurança e preparação para uma vida feliz. Viver Cascais é ter acesso a uma agenda cultural absolutamente incrível, com festivais de qualidade, com exposições que nos transportam em viagens no tempo. Viver Cascais é ter o maior ginásio desportivo ao ar livre, onde se pode treinar com equipamentos modernos e funcionais, pedalar nas ciclovias mais incríveis, e surfar as melhores ondas. Viver Cascais é ter acesso ao conhecimento, seja pela presença de algumas das melhores instituições de ensino do mundo, seja pelo vasto programa intelectual que dinamiza. Viver Cascais é ter uma autarquia que aposta nos jovens, colocando à sua disposição a Casa da Juventude, um equipamento moderno com os mais variados serviços para os ajudar a superar desafios, sejam eles pessoais ou profissionais.
Viver Cascais é tudo isto e muito mais. Viver Cascais é bom, e é para toda a vida.
Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais