O que é que os Goonies, o Homem-Aranha e o Michael J. Fox têm em comum?

Enquanto os entendidos em desporto e em economia preenchem linhas e linhas no papel e no online sobre esta nova Superliga ou sobre os maus resultados do meu Benfica, resolvi afastar-me destes temas. Ou não...

A resposta à pergunta é: ténis! Sapatos desportivos. Ou sapatilhas, como se diz no Porto. E não são uns ténis quaisquer, são uns Nike.

A história da Nike, marca de referência na criação de sapatos desportivos, atinge o "olimpo dos ténis" transportando os seus sapatos para o contexto do quotidiano, atingindo a mescla perfeita do desportivo com o casual. Conseguindo o que muitos produtos não conseguem, uma segunda vida, e nestes casos a segunda vida em contexto casual torna-se mais longa do que a do propósito inicial.

Fez 36 anos em abril que foram lançadas as primeiras Air Jordan. Essas mesmo! As que fizeram furor na NBA e que se transformaram num dos ícones dos anos 1980 e 90.

Cerca de 30 depois estas mesmas sapatilhas calçaram o Homem-Aranha no filme de animação Spider-Man into the Spider-verse (2018). Filme premiado que "obrigou" a Nike a uma edição especial das suas icónicas sapatilhas. Estes ténis antes de chegarem ao Space Jam (1996) ou da sua consagração com o Spider-Man animado, já tinham tido a sua primeira aparição no cinema em 1989.

A Nike não é única. Não. Mas é especial.

Muito antes da escolha destes ténis para Do the Right Thing (1989) já Os Goonies (1985) tinham calçado uns Nike. Na verdade, não são "uns" mas sim três modelos diferentes da marca. E um deles até óleo cuspia! E todos nós, na flor da criancice e da adolescência nos anos 1980 queríamos uns Nike! Verdade?

Mas na verdade, nada bate a especulação futurista dos Nike do Michael J. Fox! Tudo naquele filme queríamos ter. Queríamos e continuamos a querer. O carro! O blusão com auto-dry e claro, os ténis! Só depois de virar o milénio é que a Nike lá conseguiu um protótipo mais ou menos fiel ao protótipo que criou para Back to the Future II (1989). Muito fica por dizer sobre a Nike e a sua relação com o cinema, que se conseguiu transformar num ícone da cultura pop.

Vejam que até o Tom Hanks passou um filme inteiro a correr em cima de uns Nike Cortez!

Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG