França e Portugal, duas nações amigas e unidas
O jogo dos quartos-de-final do Campeonato da Europa de Futebol entre as selecções de França e de Portugal será um momento desportivo forte, mas também um encontro entre duas nações amigas e profundamente europeias, unidas por uma história partilhada e por valores comuns, incluindo a paixão pelo futebol.
A história da relação entre os nossos dois países é sobretudo uma história humana que encontra o seu suporte na força das nossas respectivas diásporas. A França recebeu centenas de milhares de Portuguesas e Portugueses durante a ditadura e os seus descendentes são hoje cerca de dois milhões em França. Mais de 50.000 franceses vivem atualmente em Portugal. As nossas equipas de football dão vida a essa realidade feita de ligações estreitas : Roberto Pirès, nascido em França, filho de pai português, ganhou o Campeonato do Mundo em 1998 e o Campeonato da Europa em 2000 com a França. Antoine Griezmann é luso-descendente: o seu avô era um futebolista profissional português! Vários jogadores da atual seleção portuguesa vestem as cores do Paris Saint-Germain: Nuno Mendes, Danilo Pereira, Vitinha e Gonçalo Ramos.
A França mantém com Portugal uma relação forte, estreita e de confiança, nos planos diplomático, económico e cultural. Os nossos países partilham o mesmo empenho no projeto europeu, na promoção do multilateralismo, da democracia e do Estado de direito. Juntos, apoiamos firmemente a Ucrânia perante à guerra de agressão conduzida pela Rússia há mais de dois anos.
Dentro de algumas semanas, espera-nos outro grande acontecimento desportivo: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, que começam a 26 de julho e que concentrarão mais de 15.000 atletas do mundo inteiro. A França, país anfitrião, quis que estes Jogos fossem os primeiros a realizarem-se dentro do respeito da paridade e do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas. “Mais rápido, mais alto, mais forte, juntos”. Que vençam os melhores!