Comemoração do 50.º Aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre a Índia e Portugal

Publicado a

A Índia e Portugal desfrutam de uma relação multifacetada, enraizada na história. Este relacionamento adquiriu recentemente dimensões modernas com o reforço da cooperação política, económica, na defesa, na cultura e na tecnologia. Ambos os países partilham valores democráticos comuns e são sociedades liberais e pluralistas, de mentalidade aberta, com visões semelhantes sobre várias questões de preocupação internacional. Com um compromisso comum para com valores democráticos e multilateralismo, as relações bilaterais continuam a prosperar com base em interesses e valores mútuos, e dinâmicas globais emergentes.

Os laços culturais e históricos são uma dimensão importante da nossa relação. As múltiplas e tangíveis marcas do passado comum incluem a arquitetura patrimonial, palavras em português e em línguas indianas, bem como topónimos e apelidos portugueses. As malaguetas, tão associadas à gastronomia indiana, foram introduzidas pelos portugueses. Até a paisagem agrária da Índia mudou, com a introdução pelos portugueses de frutas como tomates, ananases e papaias. Pratos indianos populares como vindaloo, xacuti e bebinca, de origem portuguesa, acrescentam uma camada saborosa às nossas ligações gastronómicas. Um dos principais impulsionadores desta relação crescente tem sido a vibrante diáspora indiana, que desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos laços bilaterais, servindo de ponte viva entre as duas nações. Muitos indianos vieram recentemente para Portugal em busca de novas oportunidades e agora têm Portugal como seu lar, contribuindo valiosamente para a economia e sociedade portuguesas.

O passado recente tem assistido a um aumento da cooperação entre a Índia e Portugal, especialmente nas áreas do comércio e investimento, ciência e tecnologia, educação e cultura. A economia crescente da Índia oferece oportunidades para empresas portuguesas em setores como o desenvolvimento de infraestruturas, energias renováveis, construção e tecnologia. A emergente classe média indiana é também um mercado atrativo para bens e serviços portugueses. Ambos os países estão a procurar expandir relações em novas áreas emergentes, como as TI, tecnologia digital, energias renováveis, start-ups e inovação, mobilidade de profissionais e trabalhadores qualificados, energia e hidrogénio verde. A experiência de Portugal em energias renováveis tem sido uma área de interesse para a Índia, ao procurar atingir as suas ambiciosas metas de energia renovável. O número crescente de estudantes indianos nas universidades portuguesas é um aspeto importante do reforço dos laços educativos entre as duas nações, ao mesmo tempo que exploram novas formas de colaboração em investigação e desenvolvimento.

As nossas relações têm sido guiadas por interações políticas regulares ao mais alto nível, tanto bilateralmente como à margem de eventos internacionais, como o G20 e a Assembleia Geral das Nações Unidas. Os laços bilaterais são também impulsionados pelo ritmo expansivo do fluxo comercial. É encorajador ver o crescimento do comércio, que atingiu 1,25 mil milhões de euros no ano passado, apesar das perturbações e desafios globais. Ambos os países estão igualmente a trabalhar em conjunto em questões internacionais, particularmente nas áreas das alterações climáticas, da reforma do sistema multilateral e do combate ao terrorismo. Portugal tem apoiado as aspirações da Índia de desempenhar um papel mais proeminente no cenário global e tem sido um defensor da adesão permanente da Índia ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O ano de 2025 reveste-se de um significado especial, ao assinalarmos 50 anos do reestabelecimento das relações bilaterais entre a Índia e Portugal. Os altos dirigentes de ambos os países decidiram celebrar este marco de forma apropriada, com a organização de vários eventos de dança, música, cultura, literatura, cinema e académicos. O ponto alto destas celebrações será a visita de Estado da Presidente da Índia. A Presidente Droupadi Murmu visitará Portugal a convite do Presidente da República Portuguesa nos dias 7 e 8 de abril de 2025. Esta visita espelha a importância que a Índia atribui às suas relações com Portugal. Juntamente com o Presidente da República Portuguesa, a Presidente lançará um selo comemorativo para celebrar o marco significativo do jubileu do reestabelecimento das nossas relações diplomáticas.

Atualmente, a Índia e Portugal seguem trajetórias semelhantes, enquanto duas democracias focadas no crescimento económico sustentável, no comércio, no investimento, na indústria e na inovação. Com as nossas sinergias naturais e o potencial de colaboração em diversos setores, a associação histórica de meio milénio está firmemente orientada para se tornar uma parceria dinâmica e voltada para o futuro. O amanhã das relações Índia-Portugal é promissor e repleto de oportunidades para um maior entendimento, construindo uma relação sólida e dinâmica. Ao aproveitar a história e laços culturais partilhados, bem como os interesses comuns no mundo moderno, a Índia e Portugal podem perspetivar um futuro próspero para ambas as nações.

Embaixador da Índia

Diário de Notícias
www.dn.pt