Do Eleven para a Califórnia
Na última primavera, ao fim de 33 anos, Leonel e Aira Sousa anunciaram que iam fechar as portas do Sousa"s. A notícia alastrou-se na comunidade portuguesa de San Jose, no Norte da Califórnia, como se tivesse rastilho. Carlos e Fernanda Carreira pensaram de imediato na filha, que trabalhava em Lisboa como chefe de pastelaria do restaurante Eleven. No início do ano, Jéssica tinha-lhes pedido que estivessem atentos a qualquer oportunidade. Ela e o namorado, David, queriam sair de Lisboa e dos espaços de luxo onde trabalhavam, e mudar-se para os Estados Unidos para abrir um restaurante.
O Sousa's ficava no centro da cidade, num bairro conhecido como Little Portugal, e junto à autoestrada 101, que em minutos conduz até Silicon Valley e a centenas de empresas tecnológicas. É uma zona de confluência de norte-americanos com dinheiro e portugueses com saudades. «São exatamente os clientes que sonhamos ter», diz Jéssica, de 21 anos. «A localização não podia ser melhor.» O negócio ficou fechado em semanas.
A vida da família Sousa e da família Carreira, que até então correra em linhas paralelas, cruzou-se naquele momento para dar continuidade a um restaurante fundamental na história da comunidade portuguesa da Califórnia. Em julho, o Sousa's fechou as portas. Em dezembro, abriu o Adega.
Continue a ler na Notícias Magazine.