Pelo menos 41 pessoas morreram na Rússia por ingerirem loção corporal

Mais de 50 pessoas foram levadas para o hospital em Irkutsk
Publicado a
Atualizado a

As autoridades sanitárias russas anunciaram hoje que pelo menos 41 pessoas morreram numa cidade siberiana por envenenamento com metanol - uma substância usada como anticongelante - depois de beberem uma loção para o corpo.

As autoridades russas lançaram já uma investigação ao incidente e duas pessoas foram entretanto detidas. Foram também confiscados mais de 500 litros do líquido tóxico em vários mercados da mesma cidade siberiana.

Cinquenta e quatro pessoas foram levadas para os hospitais em Irkutsk - a sexta maior cidade russa, com 1,1 milhões de habitantes -, depois de consumirem a substância tóxica e 41 morreram, de acordo com uma fonte da comissão de investigação à agência France Press.

De acordo com as autoridades, o produto com metanol indicava claramente no rótulo que não devia ser ingerido.

O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev deu ao seu gabinete instruções para resolver de uma vez por todas as questões relacionadas com o álcool contrafeito - que todos os anos está na origem de muitas mortes na Rússia -,considerando uma "absoluta desgraça" a venda deste tipo de líquidos nas máquinas de "vending" em todo o país.

Perfumes baratos e tonificantes faciais com álcool são vendidos na Rússia sem as restrições aplicadas à venda de bebidas alcoólicas. São, em regra, as pessoas mais desfavorecidas que recorrerem àquele tipo de substâncias.

Notícia atualizada às 15.28. Atualizado o número de vítimas mortais

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt