Trump anuncia libertação de três norte-americanos prisioneiros na Coreia do Norte
O presidente dos EUA anunciou esta quarta-feira no Twitter a libertação de três norte-americanos que estavam detidos na Coreia do Norte. Segundo Donald Trump, o secretário de Estado Mike Pompeo está a caminho de casa "com três cavalheiros fantásticos".
O presidente revelou que os três parecem estar de boa saúde e que irão aterrar na Andrews Air Force Base, em Maryland. "Estarei lá para cumprimentá-los. Muito entusiasmante", concluiu.
Quem são os três prisioneiros?
A libertação destes três homens tinha sido revelada por Rudy Giuliani numa entrevista à Fox News. Kim Dong Chul, um missionário com cerca de 60 anos, estava detido desde 2015 e Kim Hak-song e Kim Sang Duk, conhecido como Tony Kim, estavam detidos desde a primavera do ano passado. Os dois últimos, professores numa universidade de Pyongyang, eram acusados de "atos hostis" contra o regime de Kim Jong Un.
Kim Dong Chul tinha sido preso em 2015, acusado de espionagem a favor da Coreia do Sul.
A libertação dos três pode ser encarada como um gesto de boa vontade numa altura em Trump e Kim Jong Un têm encontro marcado.
No ano passado, a Coreia do Norte libertou Otto Warmbier, que estava gravemente doente e acabou por morrer nos Estados Unidos.