Soldado ferido quando tentava desertar para a Coreia do Sul
Um soldado norte-coreano foi atingido a tiro por colegas quando tentava atravessar a Zona Desmilitarizada para desertar para a Coreia do Sul. O homem foi encontrado na aldeia de Panmunjom, 50 metros a sul da linha de fronteira, ferido no ombro no braço, de acordo com o Ministério da Defesa de Seul.
"O desertor foi transferido de urgência para o hospital num helicóptero do comando das Nações Unidas, e não houve qualquer troca de tiros do nosso lado. Uma vez que era uma área exposta ao norte tivemos de rastejar para o tirar", disse fonte do ministério à Reuters.
A última vez que alguém atravessou desta forma foi em junho. Desta vez, o homem estava colocado num posto perto da fronteira. O Ministério da Defesa sul-coreano diz que ainda não sabe qual a patente do homem.
Todos os anos cerca de mil pessoas abandonam a Coreia do Norte, mas a maior parte viaja através da China e é raro um norte-coreano atravessar a Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias, que tecnicamente ainda estão em guerra - o conflito de 1950-53 acabou com tréguas e não com um tratado de paz.
A Coreia do Norte não comentou o incidente. Esta deserção surge numa altura em que a tensão entre os dois países se tem vindo a agravar, depois de novos testes nucleares de Pyongyang.