Reino Unido vai receber centenas de crianças refugiadas de Calais
O Reino Unido vai receber centenas de crianças refugiadas não acompanhadas que vivam na "Selva" de Calais antes que esta seja desmantelada. O anúncio foi feito pela ministra do Interior britânica, Amber Rudd, após uma reunião com o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, esta segunda-feira.
"Deixei muito claro ao ministro do interior francês em várias ocasiões, incluindo na reunião de hoje, que a nossa prioridade deve ser garantir a segurança das crianças durante o desmantelamento", afirmou Amber Rudd, após o encontro, segundo o Daily Mail.
Amber Rudd destacou a urgência do Reino Unido para levar estas crianças para o país, e afirmou que iria agir "em alguns dias ou semanas, no máximo".
A ministra afirma que o país pediu à França uma lista com o nome das crianças que devem ser transferidas, mas que a burocracia francesa tem atrasado o processo.
Cazeneuve disse na semana passada que havia 950 crianças no campo de refugiados "Selva" de Calais e que muitas estavam sozinhas. Esta segunda-feira e antes do encontro, a França defendeu que o Reino Unido tem o "dever moral" de receber centenas de crianças migrantes.
O campo de refugiados de Calais é o maior da Europa e estima-se que lá se encontrem entre 7 000 e 10 000 migrantes, para além dos cerca de 80 que todos os dias chegam. Vai ser desmantelado em breve, segundo o presidente francês François Hollande, que deu até ao inverno para as autoridades fecharem o campo.
[artigo:5409181]