Registado sismo de magnitude 6.0 na Grécia

Este é o terceiro sismo que acontece na zona dos Balcãs esta semana. Até ao momento, não há registo de feridos ou de danos causados.

Um sismo de magnitude 6.0 foi registado a noroeste da ilha Creta, na Grécia, esta manhã de quarta-feira, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico e do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Até ao momento, não foram encontradas pessoas feridas ou danos materiais.

O sismo ocorreu às 09:23 locais (07:23 em Lisboa) desta quarta-feira e teve epicentro a uma profundidade de 71 quilómetros, de acordo com a mesma fonte."Terramotos com esta profundidade são normalmente eventos únicos e não são seguidos por terramotos secundários", disse, à Associated Press, o sismólogo Efthimis Lekkas, diretor da divisão de Planeamento e Proteção contra Terramotos grega. "Portanto, não há motivo de preocupação". Segundo o Efthimis Lekkas, este terramoto não está relacionado com o que atingiu a Albânia, esta terça-feira, considerado o pior dos últimos 30 anos.

Até ao momento, não foram relatados quaisquer danos nem vítimas na sequência do terramoto, o terceiro que acontece esta semana na zona dos Balcãs. Na terça-feira, um sismo de magnitude 6,4, seguido de quatro réplicas com magnitudes entre os 4,8 e os 5,4 na escala de Richter, causou a morte a pelo menos 25 pessoas e fez centenas de feridos na Albânia. Vários edifícios desabaram e o número de vitimas total do "maior sismo dos últimos 30 anos" ainda não está apurado.

O presidente da Albânia, Ilir Meta, afirmou que a situação na cidade de Thumane, a mais próxima do epicentro, é "muito dramática" e que estão a ser feitos todos os esforços para retirar as pessoas dos escombros.

Horas depois, foi sentido outro sismo, desta vez na Bósnia com uma magnitude de 5,4.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG