Procuradoria belga identifica novo suspeito nos atentados de Paris

Najim Laachraoui, de 24 anos, é mais conhecido pelo nome falso de Sufiane Kayal
Publicado a
Atualizado a

A Procuradoria federal belga identificou esta segunda-feira um novo suspeito de ter participado nos atentados terroristas de Paris, em novembro de 2015, e que era conhecido sob um nome falso.

O presumível cúmplice foi identificado como Najim Laachraoui, de 24 anos, mais conhecido pelo nome falso de Sufiane Kayal, tendo a justiça belga revelado uma foto do suspeito e lançado um novo apelo a testemunhas que possam ajudar na sua localização.

As investigações revelaram que Sufiane Kayal, nascido a 18 de maio de 1991, viajou para a Síria em fevereiro de 2013", segundo um comunicado da procuradoria. O suspeito terá arrendado, sob a identidade falsa, uma casa no Sul da Bélgica onde terão sido preparados os atentados em Paris.

O suspeito estava também num carro que foi controlado a 9 de setembro de 2015 na fronteira austro-húngara, viajando com Salah Abdeslam e Mohamed Belkaïd, um argelino de 35 anos que foi abatido numa operação policial, na terça-feira, em Forest, uma autarquia de Bruxelas.

Laachraui é suspeito de ter estado em contacto telefónico com membros do comando terrorista na noite de 13 de novembro.

A identificação de Laachraui foi feita após a captura, na sexta-feira, de Salah Abdeslam, em Bruxelas, após mais de quatro meses em fuga.

Abdeslam foi já formalmente acusado de homicídios terroristas e de participação em atividades organização terrorista.

Os atentados de 13 de novembro em Paris, reivindicados pelo grupo extremista Daesh (acrónimo para o auto-proclamado Estado Islâmico), fizeram 130 mortos e mais de 300 feridos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt