Ponte sobre o mar Vermelho vai ligar Egito à Arábia Saudita

"Cheguei a acordo com o meu irmão para a construção de uma ponte entre os nossos dois países", disse o rei saudita

A Arábia Saudita e o Egito Riade chegaram a acordo para construir uma ponte entre os dois países sobre o mar Vermelho, anunciou hoje o rei saudita no segundo dia de uma visita ao Egito.

"Cheguei a acordo com o meu irmão, o presidente (egípcio Abdel Fattah Al-Sisi), para a construção de uma ponte entre os nossos dois países", indicou o rei Salman, numa conferência de imprensa transmitida em direto pela televisão pública egípcia.

Antes, os dois responsáveis mantiveram uma reunião durante a qual reforçaram a cooperação económica e militar.

Riade é um dos principais apoios do presidente Al-Sisi e, desde que este último destituiu em 2013 o antecessor eleito, o islamita Mohamed Morsi, a Arábia Saudita forneceu milhares de milhões de dólares em ajuda económica ao Egito.

"Esta decisão histórica, que vai juntar os continentes africano e asiático, é um salto qualitativo que vai aumentar as trocas comerciais entre os dois continentes a níveis sem precedentes", sublinhou o monarca, que efetua a primeira visita ao Egito desde que subiu ao trono em janeiro de 2015.

Al-Sisi, presente ao lado do rei, propôs que a ponte tenha o nome do rei Salman ben Abdel Aziz. Antes, entregou ao monarca a mais alta condecoração atribuída pelo Estado egípcio, a ordem do Nilo.

Exclusivos