Polícia britânica anuncia que neutralizou atentado

Responsável pelos serviços antiterroristas britânicos anunciou que foi impedido um ataque terrorista em Londres.

O anúncio foi esta sexta-feira pelo coordenador nacional da polícia antiterrorista, Neil Basu, que revelou detalhes da operação sucedida na véspera em que foi baleada uma mulher e detidas seis pessoas, cinco delas em Londres e uma outra em Kent, sudeste de Inglaterra. A mulher, que ficou hospitalizada, não está sob detenção, explicou Basu.

À pergunta se tinha sido neutralizado um ataque terrorista, a resposta de Basu foi "sim". Com estas prisões, "foi neutralizada a ameaça que estas pessoas constituíam", disse o coordenador nacional da polícia antiterrorista. "Foi um dia extraordinário em Londres", comentou ainda.

As buscas nas casas de Londres e Kent continuam ainda, explicou aquele responsável.

A operação da polícia britânica sucedeu pouco mais de um mês após o ataque de 22 de março em Westminster em que um convertido ao islão, de 52 anos, matou quatro civis e um polícia antes de ser abatido e quase ao mesmo tempo que era detido, também na quinta-feira, um homem de 27 anos vestido de preto e trazendo consigo três facas. O indivíduo, que estava na lista de vigilância da polícia, foi preso nas imediações de Westminster.

O ataque de 22 de março foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Exclusivos