Partido Ukip elege antigo militar como líder

A vitória nas eleições europeias de 2014 e o resultado de 13% nas legislativas de 2015 foram dois dos fatores que levaram David Cameron a convocar o referendo que resultou no Brexit

O partido britânico anti-UE Ukip elegeu esta sexta-feira como novo líder um antigo oficial do exército do Reino Unido, Henry Bolton, que será o seu terceiro dirigente desde a saída do líder histórico, Nigel Farage, há 14 meses.

"O Brexit está no centro da nossa missão, mas ela não se fica por aí", declarou Bolton perante os militantes do partido, reunidos em congresso em Torquay, no sudoeste de Inglaterra.

A vitória do Ukip nas eleições europeias de 2014 e o resultado de 13% obtido nas legislativas de 2015 foram dois fatores que levaram à decisão do antigo primeiro-ministro conservador, David Cameron, de convocar para junho de 2016 um referendo sobre a manutenção do Reino Unido na União Europeia (UE).

O Ukip fez uma campanha bem-sucedida a favor da saída da UE, mas tem tido, desde então, dificuldade para encontrar uma razão de existir, tanto mais que o seu carismático líder, Nigel Farage, decidiu abandonar o navio pouco após o resultado do referendo.

Nomeada para lhe suceder em setembro de 2016, Diane James saiu menos de três semanas depois, acusando os caciques do partido de tentarem sabotar o seu trabalho.

O eurodeputado Steven Woolfe, favorito para lhe suceder, retirou-se da corrida após uma violenta altercação com outro membro do Ukip nos corredores do Parlamento Europeu, em Bruxelas, no final da qual foi hospitalizado.

O antigo líder adjunto Paul Nuttall acabou por ser eleito no fim de novembro de 2016, mas demitiu-se em junho deste ano, após uma derrota esmagadora nas legislativas, em que o partido obteve apenas 1,8% dos votos e nenhum assento parlamentar.

"Sem unidade, não poderemos ganhar", advertiu esta sexta-feira Henry Bolton, que venceu a candidata Anne Marie Waters, cuja campanha assentou numa linha violentamente anti-islão condenada por Nigel Farage.

O líder histórico do Ukip saudou a eleição de Henry Bolton, afirmando, na rede social Twitter, tratar-se de "um grande homem".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG