Palestina aceita retomar conversações se Israel parar construção de colonatos

Presidente palestiniano disse estar disposto a recomeçar negociações de paz, numa reação ao discurso do secretário de Estado norte-americano

O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, declarou-se hoje disposto a retomar negociações de paz com Israel se o Governo suspender a construção de colonatos.

Na sua primeira reação ao discurso do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, sobre a política para o Médio Oriente, Abbas disse que está pronto para retomar as conversações "dentro de um determinado prazo e com base no direito internacional", noticiou a agência norte-americana Associated Press.

Tal incluiria, precisou, uma referência à resolução aprovada na semana passada pelo Conselho de Segurança da ONU -- apesar das objeções de Israel -- declarando ilegal a construção de colonatos.

Os comentários de Mahmud Abbas limitaram-se a reiterar posições palestinianas de longa data e o responsável não falou dos princípios para a paz delineados por Kerry no seu discurso.

Os palestinianos rejeitam apelos para reconhecer Israel como pátria dos judeus, afirmando que tal minaria os direitos da minoria árabe israelita e as reivindicações dos refugiados palestinianos cujas famílias perderam propriedades no território que é agora Israel.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG