Pablo Iglesias empunha bandeira independentista das Canárias

A bandeira também tem sido usada por grupos nacionalistas nos últimos dez anos

Pablo Iglesias, candidato da coligação Unidas Podemos às eleições gerais em Espanha, empunhou uma bandeira da independência das ilhas Canárias durante um comício, este sábado, em Las Palmas. Este foi que o primeiro grande evento eleitoral da campanha de Iglesias, escreve o El Mundo.

A bandeira está ligada à independência canária desde 1964 e ao grupo Canárias Movimento de Independência (MPAIAC), conhecido por ter praticado atos de terrorismo. A bandeira também tem sido usada por grupos independendentistas nos últimos dez anos.

A secretária-geral do Podemos nas Ilhas Canárias, Noemi Santana, partilhou a imagem de Iglesias com a bandeira nas redes sociais.

Exclusivos

Premium

Contramão na autoestrada

Concessionárias querem mais formação para condutores idosos

Os episódios de condução em sentido contrário nas autoestradas são uma realidade recorrente e preocupante. A maioria envolve pessoas idosas. O tema é sensível. Soluções mais radicais, como uma idade para deixar de conduzir, avaliação médica em centros específicos, não são consensuais. As concessionárias das autoestradas defendem "mais formação" para os condutores acima dos 70 anos.