China protesta em vários países por "comentários irresponsáveis" sobre Liu Xiaobo
Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros condenou declarações de vários países, como França, Alemanha e EUA
A China disse hoje que enviou protestos diplomáticos a vários países, entre os quais os Estados Unidos, por "comentários irresponsáveis" sobre o caso de Liu Xiaobo, o dissidente chinês e Nobel da Paz que morreu na quinta-feira.
"Apresentamos protestos a alguns países para mostrar o nosso descontentamento", afirmou em conferência de imprensa o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Geng Shuang.
Geng detalhou que entre os destinatários dos protestos constam os EUA e o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al Hussein. França e Alemanha também figuram da lista.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O porta-voz chinês condenou os países que criticaram a forma como a China lidou com Liu, considerando que as críticas "têm fins ulteriores" e "não têm base nenhuma", constituído uma "interferência" nos assuntos internos do país.
O mais conhecido ativista chinês a favor da democracia morreu aos 61 anos, vítima de um cancro, enquanto cumpria uma pena de 11 anos de prisão por subversão contra o Estado.
Vários países ofereceram-se para dar tratamento médico a Liu, mas a China recusou-se a deixá-lo sair do país.