Obama fala sobre combate à ameaça terrorista

Discurso do presidente será 01.00 (hora portuguesa) a partir da Sala Oval da Casa Branca.

O presidente Barack Obama profere hoje no horário nobre das televisões americanas - 01.00 em Portugal continental - uma intervenção dedicada à ameaça terrorista, na sequência do ataque de San Bernardino, que causou 14 mortos na passada semana.

Será a terceira vez que o presidente falará a partir da Sala Oval da Casa Branca, o que confere particular importância à sua intervenção, referem os media americanos.

"A intervenção do presidente incidirá sobre as medidas que estamos a tomar para manter o povo americano em segurança", declarou o secretário para a imprensa da Casa Branca, Josh Earnest.

Obama "falará ainda da ameaça mais vasta colocada pelo terrorismo (...) e como a podemos derrotar", afirmou Earnest. O Estado Islâmico (EI) "será destruído", essa será a mensagem essencial da comunicação do presidente, assegurou o representante da Casa Branca, citado em diferentes media americanos.

Segundo a CNN, Obama procurará demonstrar que a estratégia prosseguida pelos Estados Unidos no combate ao EI "é a certa" num momento em que as sondagens mostram uma crescente desconfiança dos americanos face à política seguida pelo presidente em matéria de combate ao terrorismo. Uma sondagem do final de novembro, após os ataques de Paris mas anterior ao tiroteio de San Bernadino, indicava que apenas 40% dos inquiridos se identificava com o modo como Obama lidava com o problema do terrorismo e apenas 35% acreditavam que estava a seguir o caminho adequado para derrotar o EI.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG