Ministro egípcio viaja para Israel para tentar reativar processo de paz

Sameh Shoukry reunir-se-á com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para analisar "a questão palestiniana"
Publicado a
Atualizado a

O ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Sameh Shoukry, viajará hoje para Israel para tentar reativar o processo de paz e analisar as relações bilaterais e a situação regional com o Estado vizinho.

O porta-voz do ministério, Ahmed abu Zeid, informou hoje num comunicado que a visita de Sameh Shoukry a Israel acontece num "momento importante", depois de o Presidente egípcio, Abdelfatah al Sisi, ter instado Israel e os palestinianos a encontrarem uma solução global e justa para a "causa palestiniana".

Essa solução "deve cumprir o sonho da criação de um Estado palestino independente e a paz e a segurança para Israel", afirmou o porta-voz.

A viagem do ministro egípcio acontece depois da visita que fez em 29 de junho a Ramallah, bem como da realização da Conferência Ministerial para o Processo de Paz, em 03 de junho, em Paris.

"Tudo isto entre esforços regionais e internacionais que têm como objetivo (...) impulsionar o processo de paz para colocar a causa palestiniana no centro do interesse internacional" , afirmou o porta-voz.

Segundo a mesma fonte, Sameh Shoukry reunir-se-á com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para analisar "a questão palestiniana e a maneira de reativar as resoluções internacionais e os acordos e entendimentos que os palestinianos e israelitas alcançaram anteriormente".

De acordo com o porta-voz, o ministro abordará também no encontro o tema das relações bilaterais e a situação regional.

Ahmed abu Zeid sublinhou que o objetivo é "reforçar a construção da confiança entre ambas as partes, tendo em vista a criação de uma atmosfera adequada para o recomeço das negociações diretas e chegar a uma solução que ponha fim ao conflito".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt