"Meu Bataclan." Sobrevivente descreve o terror em banda desenhada

Artista gráfico conta como sobreviveu aos atentados de Paris dentro do Bataclan

Fred Dewilde é um dos sobreviventes dos atentados de Paris em 2015 e conta agora a história do horror que viveu, dentro do Bataclan a 13 de novembro, através de banda desenhada.

Mon Bataclan, Meu Bataclan, em português, vai ser lançado esta sexta-feira e conta a jornada de dois estranhos unidos pela proximidade da morte: Fred, o autor, e Elisa, a jovem mulher com quem o homem de 50 anos partilhou uma poça de sangue.

Elisa foi ferida durante o ataque e, percebendo Dewilde que a única forma de escaparem ao ataque era fingir que estavam mortos, ficaram deitados no meio dos cadáveres e do sangue. Com as mãos dadas e a sussurrar, os dois confortaram-se mutuamente durante duas horas, até a polícia chegar.

Estas personagens reais mostram como no meio do terror criaram "uma bolha de humanidade", como se lê no livro, segundo o jornal francês The Local.

"Ela podia ser minha filha", escreve Fred Dewilde no livro de banda desenhada a preto e branco. Os terroristas são desenhados como esqueletos

O livro incluiu também testemunhos de outros sobreviventes do Bataclan, que tinham ido ao concerto da banda Eagles of Death Metal, naquela sexta-feira. Dewilde conta que fazer a banda desenhada foi catártico e que acabou de o escrever exatamente seis meses após o ataque.

A banda desenhada fala também do processo de recuperação e como os sobreviventes encaram a vida após uma experiência traumática. Fred teve dificuldades em voltar para a vida normal e agradece à mulher por todo o apoio. "Ela carregou-me", contou o artista gráfico.

Dewilde afirma que não vai deixar a experiência traumática provocar-lhe "medo de multidões, de não-brancos e dos outros". "O inimigo não tem cor nem religião. O inimigo é o fanatismo, o medo, a loucura que leva à guerra", afirmou o sobrevivente.

Os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris causaram 130 mortos. 90 estavam na sala de concertos Bataclan.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG