Lanço da escada original da Torre Eiffel vendido por 169 mil euros

Preço alcançado no leilão foi três vezes superior ao estimado. Cada degrau custou mais de sete mil euros a um colecionador do Médio Oriente.

Um lanço da escada original da Torre Eiffel, com 4,3 metros de altura, 900 quilos de peso e 24 degraus, foi vendido num leilão em Paris por 169 mil euros, três vezes o valor estimado. Cada degrau custou mais de sete mil euros.

A peça, com 129 anos, fazia parte de uma coleção privada canadiana e foi vendida num leilão da Artcurial a um colecionador do Médio Oriente. A estimativa é que fosse vendida por um valor entre 40 mil e 60 mil euros.

O lanço da escada fazia parte da ligação entre os dois andares superiores da Torre Eiffel, que foi retirado em 1983 após a instalação do elevador. No total, foram cortadas 24 secções, que metem entre dois e nove metros de altura: uma está nos jardins da Yoishii Foundation, no Japão, outra perto da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, e uma terceira na Disneyland, na Califórnia.

Em 2016, a venda de outra parte das escadas da Torre Eiffel tinha sido vendida por 523 800 euros, dez vezes o preço estimado. Esse lanço tinha apenas 14 degraus.

Construída por Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889, a Torre Eiffel é um dos monumentos mais visitados do mundo.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG