Japão vai ter novo sistema de alerta para mísseis norte-coreanos
O governo japonês vai ter um novo sistema para emitir alertas quando forem realizados lançamentos de mísseis da vizinha Coreia do Norte, informou hoje a estação de rádio e televisão pública NHK.
Atualmente, sempre que o regime de Pyongyang realiza um teste com projéteis, o sistema J-Alert notifica os Governos municipais, caso a trajetória dos mísseis implique que estes possam atingir território nipónico.
A nova rede de resposta vai alertar todos os aviões que se encontrem em espaço aéreo nipónico e todos aqueles navios que se encontrem a navegar dentro da Zona Económica Especial (ZEE, espaço que se estende a cerca de 370 quilómetros a partir das costas) do Japão.
Através do novo protocolo, o gabinete nipónico vai informar o Ministério de Transporte, a Guarda Costeira e a Agência de Pesca, que depois transmitem os dados relevantes.
A instalação do novo sistema foi dada a conhecer apenas dois dias depois de a Coreia do Norte ter lançado três mísseis de médio alcance que atingiram águas na ZEE nipónica.
A 24 de agosto, o regime de Pyongyang também disparou com êxito pela primeira vez um míssil balístico a partir de um submarino (SLBM) e o projétil percorreu cerca de 500 quilómetros até aterrar também na ZEE japonesa.
Tóquio tem protestado e denunciado repetidamente os testes de armamento de Pyongyang, que considera uma ameaça para a sua segurança nacional e uma violação das sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, em resposta ao desenvolvimento do programa nuclear e de mísseis norte-coreano.